"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

"Dado Galvão: um documentarista que adora bolivarianos... como temas de documentários... "


Minhas razões para apoiar o trabalho deste documentarista, Dado Galvão, que já tinha produzido um "épico" sobre a odisseia que representou a retirada do Senador boliviano Roger Molina, pelo então encarregado de negócios do Brasil em La Paz, Ministro Eduardo Saboia, são muito simples, agora que ele empreende a sua "Missão Ushuaia, Venezuela".

Em primeiro lugar, louvo sua coragem e empenho em fazer esse trabalho de documentação e divulgação sobre a realidade política da Venezuela, tendo presente algumas coisas que precisam ficar muito claras: a Venezuela é hoje uma ditadura sob todos os aspectos a não ser pelo nome; pode ser que ele seja impedido de trabalhar, e pode até ser expulso, ter seus equipamentos sequestrados, danificados, destruídos, sem excluir a possibilidade de detenção por horas ou dias, ou até mais; ele não poderia esperar nenhuma solidariedade de qualquer embaixador em Caracas, nem dos seus respectivos governos. Para todos os efeitos, a Unasur é bolivariana.

Ele entende que precisa fazer algumas provocações no exercício da cidadania MERCOSUL, e que se a Venezuela não tem compromisso com a liberdade do livre pensar (democracia) deveria ser afastada do MERCOSUL.

Missão Ushuiaia é um belo nome, mas pena não existe verdadeira cidadania Mercosul, pelo menos aplicada aos casos de regimes do Foro de São Paulo, um grupo fantoche a serviço da ditadura castrista.

Ele está consciente dos riscos, mas precisa da divulgação para conseguir apoio e ajuda para a sua viagem, pois até aqui só tem garantida a hospedagem em Caracas.

Pretende entrevistar os embaixadores dos países que fazem parte do MERCOSUL, e que estão em missão na Venezuela.

Desejo pleno sucesso à "Missão Ushuaia, Venezuela" de Dado Galvão.

Por: Paulo Roberto de Almeida*, Blog Diplomatizzando
*Doutor em Ciências Sociais (Universidade de Bruxelas, 1984), mestre em Planejamento Econômico (Universidade de Antuérpia, 1977), diplomata de carreira desde 1977. Trabalhou no Núcleo de Assuntos Estratégicos da PR (2003-2007). Professor no mestrado em Direito do Uniceub e professor-orientador no mestrado em diplomacia do Instituto Rio Branco. Ministro-conselheiro na Embaixada em Washington (1999-2003), chefe da Divisão de Política Financeira e de Desenvolvimento do MRE (1996-1999), conselheiro econômico em Paris (1993-1995) e representante alterno na Delegação junto à ALADI (1990-1992). Seleção de livros: O estudo das relações internacionais do Brasil (2006); Formação da diplomacia econômica no Brasil (2005); Relações internacionais e política externa do Brasil (2004); Os primeiros anos do século XXI: o Brasil e as relações internacionais contemporâneas (2002); O Brasil e o multilateralismo econômico (1999)